Tel.
(38) 3671-3521
História do Lar São Vicente de Paula

História
Em 1932 a Confraria de São Vicente de Paulo denominada Conferência de São Vicente de Paulo foi fundada em Paracatu Na ocasião Exmo. Frei Dom Elizeu, administrador da Prelazia de Paracatu,afirmou ser necessário a criação de um “abrigo” para socorro aos pobres e desamparados desta localidade. Em 1933 na gestão de Romualdo Ulhoa Tomba é doado um terreno afastado do centro da cidade próximo do cemitério para a construção do “abrigo “.
Onde foi construído as 5 primeiras casinhas. .
A participação dos membros da igreja se fez presente em todas as atividades da conferência vicentina de Paracatu desde a sua criação em 1932 inicialmente com Dom Elizeu, que foi um dos fundadores da Conferência Vicentina e da Vila Vicentina . Mais tarde o destaque coube a Frei Norberto que foi diretor da Conferência entre 1950 e 1960a participação efetiva ao lado do presidente Sr. DiogoDoares Rodrigues
Em 1950 Frei Norberto Broenink chega a Paracatu e junto com os vicentinos promoveu uma ampla reforma nas casinhas e construiu mais 5. Nesta ocasião foi também construído a cozinha c/ refeitório e banheiros.
A década de 80 é marcada pelo fim da Vila Vicentina e nascimento do Asilo de São Vicente de Paulo.
Em 1983 com iniciativa da diretoria do Asilo e com apoio do conselho particular São Benedito , das conferências e da comunidade Paracatuensse , começa a campanha e a construção do novo prédio do Asilo . É construído um novo prédio que passa a alojar todos os moradores num único espaço: o Asilo São Vicente de Paulo
( fonte: Dissertação de Cilesia Aparecida Pereira)
Onde hoje é a ala feminina, e a masculina fica na área de cima. Hoje temos duas Obras Unidas da SSVP em Paracatu, Residência Inclusiva, que abriga pessoas deficientes física e intelectual , de 18 a 59 anos , e o Lar São Vicente que abriga pessoas sem vínculo familiar acima de 60anos .